A realidade aproxima-se

16-11-2016

Foram ouvidas boas notícias numa sessão de comunicações que se realizou na segunda feira, 14 de novembro, no Instituto Hidrográfico.

A aeronave está pronta e esteve presente, de forma a que todos a pudéssemos ver. A estação de controlo em terra está completamente operacional e o sistema de altimetria está testado e pronto a ser instalado.

Estas foram algumas das boas notícias que o António Jorge da Silva, o Diogo Vicente e o Pedro Silva (do Instituto Hidrográfico, UAVision e Deimos, respectivamente) trouxeram a um grupo de stakeholders do projecto durante uma apresentação de uma hora, na qual foi executada uma simulação do voo.

Depois da descolagem houve oportunidade para aprender alguns detalhes acerca das previsões dos dados meteorológicos produzidos no Instituto Hidrográfico especificamente para a missão, do desenvolvimento do AXBT a ser usado durante a missão final que foi desenvolvido pela UAVision e os detalhes da experiência de altimetria baseada em reflectometria, desenvolvida pela Deimos. As ações de divulgação científica levadas a cabo com crianças foram relembradas através de um pequeno vídeo com excertos da peça de teatro “O Menino e o Mar”, assistida por mais de 700 crianças da região de Torres Vedras, bem como uma pequena amostra dos seus desenhos ilustrando aquilo que viram.

Estiveram presentes o embaixador da Noruega, representantes das autoridades nacionais marítima e aérea, bem como as organizações envolvidas no estudo, investigação e conservação do oceano e das suas áreas protegidas.

O próximo passo tomará lugar no final do mês, com um voo completo em condições reais a realizar nos Açores. Assista as possibilidades de video-streaming através deste site.